Entre em contato conosco aqui

 

Como os fusos (parafusos de avanço) funcionam em atuadores lineares elétricos


Descubra como o afastamento do fuso (também chamado de "parafuso de avanço") está associado à eficiência e à capacidade de autoaperto de um atuador e por que um atuador sempre fornecerá a mesma saída de eficiência, independentemente da carga aplicada. Nosso especialista, Hunter Stephenson, explica o básico neste vídeo.

Como é que os fusos influenciam/impactam a eficiência do atuador?

A eficiência do atuador tem relação direta com o motor, as engrenagens e o fuso, e como esses componentes interagem.

Por causa do fuso e de sua forma, o atuador elétrico sempre fornecerá a mesma potência de saída, independentemente da carga aplicada, ao passo que um sistema hidráulico ou pneumático terá eficiência diferente na hora de empurrar ou puxar. Embora a pressão em um sistema desses seja a mesma, a área interna pela qual passa o óleo ou o ar será menor quando estiver operando para dentro no modo de puxar, e a eficiência será relativamente mais baixa no modo de empurrar.

Independentemente da carga, o atuador elétrico pode rodar na mesma velocidade puxando e empurrando.

Com o saída de potência do atuador disponível, é possível optar por movimentar uma carga alta em baixa velocidade, ou o contrário. Multiplicando a carga pela velocidade, você chega à potência de saída necessária para o movimento certo; isso dá a você um bom indicador de qual modelo de atuador é necessário. Com o atuador da LINAK®, você pode escolher dentre diferentes engrenagens e afastamento de fusos para chegar à solução ideal.

Existem vários tipos diferentes de fusos e porcas de fusos para atuadores lineares elétricos industriais, e eles sempre são selecionados conforme a carga necessária e o desempenho do atuador. Por exemplo: para erguer cargas mais pesadas, a porca deve ser mais longa para distribuir melhor a carga entre as roscas na porca.

Deve-se levar em conta a geometria do fuso para obter a eficiência ideal do fuso. Trapezoidal, perfil alto e perfil baixo são exemplos de geometrias do fuso usadas em atuadores industriais da LINAK.

O que é afastamento do fuso?

O afastamento do fuso é a distância que a porca percorre quando gira 360 graus em um fuso. Sendo assim, se o afastamento do fuso for de 12 mm, isso significa que a porca percorre 12 mm em uma revolução em torno do fuso.

Quanto maior o afastamento do fuso, maior a eficiência do atuador, pois há menos atrito entre a porca e o fuso.

Mas o alto afastamento do fuso também significa baixa capacidade de autoaperto. Com a capacidade de autoaperto, o atuador não faz um retrocesso quando parado na posição de destino, nem mesmo se for exposto a alta carga ou vibração, a não ser, é claro, que a intenção seja ele se deslocar.

Em geral, quando o fuso tem baixa eficiência, o atuador é de autoaperto.

Se o atuador não for de autoaperto, será usado um freio para manter o atuador em uma posição fixa.

O que significa comprimento de curso?

Comprimento de curso do atuador é a distância máxima que ele percorre ou se estende. É o intervalo do movimento linear, partindo da posição totalmente retraída até a posição em que ele fica totalmente estendido. Basicamente, é a medida de quanto a haste ou pistão do atuador é capaz de percorrer em um único movimento.

O comprimento de curso do atuador depende do comprimento do fuso. Os atuadores da LINAK® costumam ser muito versáteis e comprimentos de curso de até 1,20 metro podem ser especificados conforme a solicitação do cliente. Mas, na hora de considerar atuadores com comprimento de curso longo, existem algumas limitações. Na hora de rodar comprimento de curso longo para empurrar, reduzimos a especificação de carga máxima. O motivo é que, quanto maior a carga e quanto mais afastado da posição interna que a porca percorre no fuso, maior é o esforço feito pelo atuador.

Por que acrescentar uma porca de segurança ao atuador?

É possível acrescentar uma porca de segurança ao atuador, para máquinas que tenham a segurança como alta prioridade. Se, por exemplo, houver desgaste na rosca dentro da porca do fuso, imediatamente a porca passará a carregar toda a carga e o atuador fará um movimento para dentro. Nesse caso, o atuador não poderá mais rodar para fora e precisará ser substituído.

Você sabia?

Um fuso de alta qualidade é a essência de alcançar um desempenho ideal do atuador. As barras de ferro usadas nos fusos da LINAK® são cuidadosamente selecionadas antes de colocar em funcionamento as roscas do fuso.

O tipo de fuso e a porca de fuso a serem selecionados depende dos requisitos de carga e de desempenho do atuador. Por exemplo: para erguer cargas pesadas, é melhor usar uma porca de fuso longa. Para obter uma vida útil longa e confiável para atuadores com alto afastamento do fuso, mais trilhas são adicionadas para distribuir com maior eficiência as forças da aplicação industrial ao fuso e à porca.

O diâmetro do núcleo do fuso do atuador (sem incluir os trilhos) determina a resistência do fuso e, por conseguinte, do atuador.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.

Fale Conosco

Notícias da LINAK

Fique por dentro da tecnologia de atuadores lineares

Inscrição