Entre em contato conosco aqui

 

Por que o invólucro do atuador industrial é importante


Se você quer aprender como os invólucros dos atuadores são projetados de acordo com o desempenho do atuador e quais recursos serão adicionados para garantir a proteção contra entrada de água e poeira e a qualidade do atuador industrial da LINAK®, nosso especialista, Hunter Stephenson, explica neste vídeo.

Quais são as principais diferenças entre invólucros de plástico e de alumínio?

O invólucro do atuador geralmente é feito de plástico ou de alumínio. Atuadores com invólucros de plástico são adequados para uma ampla gama de aplicações, principalmente as internas. Os invólucros de alumínio ajudam a proteger o atuador contra ambientes agressivos, como temperaturas flutuantes, produtos químicos, alta potência e vibrações.

Atuadores com invólucros de plástico são adequados para uma ampla gama de máquinas. Deve-se destacar que, no caso de flutuações frequentes de temperatura, pode ocorrer relaxamento do plástico, e a proteção do atuador contra entrada de água e poeira pode diminuir com o tempo. Se o ambiente for hostil, recomenda-se usar o atuador industrial com invólucro de alumínio.

Atuadores com invólucro de alumínio oferecem alta classificação IP, e a forma deles não é afetada por prolongadas flutuações de temperatura ou substâncias químicas, tornando-os ideais para uso em ambientes hostis.

São muitas as vantagens de se usar um invólucro de alumínio, e se a ideia for usar o atuador sob condições adversas, você deve sempre levar em consideração o design do invólucro.

Como o design do invólucro do atuador garante o desempenho do atuador?

O design do invólucro do atuador influencia muito no desempenho dos atuadores: O suporte traseiro pode ser soldado no próprio invólucro ou ser fixado como um suporte traseiro separado de aço inoxidável.

Em qualquer um desses casos, as forças de empurrar/puxar criadas ao mover uma carga se deslocarão de maneira diferente através do atuador e do invólucro. Atuadores que lidam com cargas mais altas geralmente são projetados com um suporte traseiro separado para garantir que o invólucro não seja exposto diretamente a essa força. Cargas mais altas em combinação com vibrações podem danificar o invólucro e reduzir a proteção de entrada do atuador.

Como os fatores ambientais afetam o design do invólucro?

Atuadores feitos para operar em ambientes rigorosos como, por exemplo, temperaturas altas ou baixas, produtos químicos corrosivos ou vibrações, devem ser projetados para suportar tais situações.

Os atuadores industriais incluem diversas características que ajudam a garantir a durabilidade deles e a classificação mais alta possível contra entrada de água e poeira (IP69K): invólucros de alumínio, PCBs revestidas para proteger os componentes eletrônicos, tubos internos polidos para reduzir a entrada de umidade, vedações de cortiça especialmente selecionadas para ambientes rigorosos e ambientes com poeira explosiva (ATEX e IECEx).

A superfície dos invólucros de alumínio para os atuadores industriais da LINAK® são resistente à corrosão e os cabos são facilmente trocados sem comprometer a classificação IP do atuador. Em alguns casos, quando o atuador está em contato com materiais extremamente corrosivos ou exposto a vapores, como fertilizantes e amoníaco, recomenda-se escolher um invólucro anodizado, pois ele possui um revestimento especial.

Você sabia?

Atuadores lineares elétricos industriais com invólucro de alumínio costumam ficar expostos a objetos sólidos e líquidos. É por isso que todos eles são testados para atender às classificações IP66 e IP69K , deixando-os versáteis para várias utilizações.

Os atuadores com classificação IP66 oferecem proteção completa contra entrada de poeira e proteção contra jatos de água fortes vindos de qualquer direção, o que faz com que sejam adequados para uso em ambientes externos com diferentes condições climáticas.

Caso seja necessário lavar suas aplicações com jatos de água de alta pressão e altas temperaturas, IP69K é a classe de proteção recomendada. Essa é uma demanda comum, por exemplo, em máquinas agrícolas, nas quais o atuador não é necessariamente blindado ou protegido, mas deve resistir à exposição a poeira, fertilizantes e lavagens frequentes usando alto pressão.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.

Fale Conosco

Notícias da LINAK

Fique por dentro da tecnologia de atuadores lineares

Inscrição