Entre em contato conosco aqui

 

Como os diversos tipos de engrenagem afetam o desempenho dos atuadores industriais


Aprenda como as engrenagens afetam o desempenho dos atuadores elétricos e como elas garantem a eficiência ideal do atuador. Conheça a durabilidade e a funcionalidade de engrenagens plásticas e de aço para atuadores industriais.

Quais tipos de engrenagens costumam ser usados em atuadores lineares elétricos?

Existem muitos tipos de engrenagens em atuadores lineares elétricos, mas os dois tipos de engrenagens, de plástico e de aço, costumam ser usados em atuadores industriais. Os dois tipos de engrenagens vêm em diferentes formas:

  • A engrenagem de dentes retos, como o próprio nome já diz, tem dentes retos. As engrenagens de dentes retos têm alta eficiência, mesmo em ambientes com altas temperaturas. Porém, a alta eficiência cobra seu preço, já que essas engrenagens geram mais ruído em comparação com outros tipos.

  • A engrenagem helicoidal é uma boa opção, nos casos em que uma operação tranquila e silenciosa é desejada. Contudo, essas engrenagens apesentam uma eficiência mais baixa quando comparadas com as engrenagens de dentes retos, e o impulso axial dos eixos da engrenagem gera calor, o que deve ser considerado no design geral do atuador.

  • A engrenagem helicoidal faz com que seja possível reduzir o ruído aumentando a relação de transmissão antes da operação do atuador. O aumento da relação de transmissão equivale a usar uma roda dentada com um diâmetro maior. Engrenagens helicoidais feitas de plástico costumam ter baixa eficiência, já que esse tipo de engrenagem é de autoaperto. Se for preciso aumentar a capacidade de autoaperto, em alguns casos poderá ser necessário acrescentar um freio.

  • A engrenagem planetária é feita a partir de engrenagens menores circundando uma roda dentada maior. Esse tipo de engrenagem costuma ser muito robusto e eficiente, dada a distribuição por igual da força nas rodas dentadas. Ele proporciona maior relação de transmissão em tamanho compacto e é usado em diversos atuadores industriais.

Quais são as principais diferenças entre engrenagens de plástico e de aço?

Existem prós e contras com qualquer tipo de engrenagem para atuadores.

Ao comparar engrenagens plásticas com engrenagens de aço, as engrenagens de plástico geralmente têm menor eficiência e são mais sensíveis a altas temperaturas. No entanto, se um atuador for usado dentro de suas especificações, por exemplo, executando o atuador até o fim do curso ou evitando o bloqueio mecânico, o material da engrenagem não será afetado e não influenciará negativamente o desempenho geral ou a vida útil do atuador.

As engrenagens de plástico fazem pouco ruído, o que faz com que sejam adequadas para ambientes e aplicações nos quais um baixo nível de ruído é importante.

Os atuadores industriais podem ser usados em ambientes rigorosos com cargas pesadas, muitos ciclos de trabalho ou altas temperaturas. Nesses casos, as engrenagens de aço, incluindo engrenagens de dentes retos e planetárias, fornecem a robustez e a eficiência necessárias para o desempenho ideal do atuador. As engrenagens de aço não são limitadas por restrições de ciclo fixo, já que o calor gerado por um atuador móvel dificilmente atingirá níveis altos o suficiente para danificar o material da engrenagem.

Ainda assim, a maioria dos atuadores industriais da LINAK® tem um ciclo de trabalho definido de 20% para garantir que o calor gerado não afete outros componentes do atuador.

Você sabia?

Normalmente, os atuadores lineares são projetados com uma engrenagem conectada ao motor e ao fuso. Desta forma, a carga e a velocidade podem ser ajustadas alterando o afastamento do fuso. Usando uma segunda engrenagem entre o fuso e o motor, são possíveis ainda mais variações de desempenho usando o mesmo tipo de atuador.

Uma dica ao escolher um atuador é multiplicar a carga e a velocidade que será necessária para obter assim maior eficiência. Isso ajudará a escolher o melhor tipo de atuador que você precisa.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.

Fale Conosco

Notícias da LINAK

Fique por dentro da tecnologia de atuadores lineares

Inscrição