Existem prós e contras com qualquer tipo de engrenagem para atuadores.
Ao comparar engrenagens plásticas com engrenagens de aço, as engrenagens de plástico geralmente têm menor eficiência e são mais sensíveis a altas temperaturas. No entanto, se um atuador for usado dentro de suas especificações, por exemplo, executando o atuador até o fim do curso ou evitando o bloqueio mecânico, o material da engrenagem não será afetado e não influenciará negativamente o desempenho geral ou a vida útil do atuador.
As engrenagens de plástico fazem pouco ruído, o que faz com que sejam adequadas para ambientes e aplicações nos quais um baixo nível de ruído é importante.
Os atuadores industriais podem ser usados em ambientes rigorosos com cargas pesadas, muitos ciclos de trabalho ou altas temperaturas. Nesses casos, as engrenagens de aço, incluindo engrenagens de dentes retos e planetárias, fornecem a robustez e a eficiência necessárias para o desempenho ideal do atuador. As engrenagens de aço não são limitadas por restrições de ciclo fixo, já que o calor gerado por um atuador móvel dificilmente atingirá níveis altos o suficiente para danificar o material da engrenagem.
Ainda assim, a maioria dos atuadores industriais da LINAK® tem um ciclo de trabalho definido de 20% para garantir que o calor gerado não afete outros componentes do atuador.