Entre em contato conosco aqui

 

Motores DC em atuadores lineares elétricos industriais


Se você quiser aprender como esses componentes, como escovas de motor, comutador, ímãs permanentes e bobina eletromagnética trabalham em conjunto para gerar o movimento em um motor de corrente continua (DC), nosso especialista, Hunter Stephenson, explica o essencial neste vídeo.

O que é motor DC?

Um motor de corrente contínua (DC) é uma máquina giratória que converte energia elétrica em energia mecânica.

Dentro do estator, ou do invólucro do motor, são montados os ímãs permanentes. Esses ímãs criam um campo magnético constante.

A armatura consiste de um bobina eletromagnética ligada a uma fonte de alimentação DC, e o eixo opera tudo através do motor. Todos os componentes giram dentro do motor.

As duas escovas tocam no comutador que leva a alimentação DC da fonte para a bobina eletromagnética.

Rolamentos de esferas asseguram fricção mínima entre o eixo e os elementos externos do motor.

Como funciona um motor DC?

A funcionalidade do motor DC se baseia no princípio da indução. Indução é a corrente gerada dentro do campo magnético, quando o indutor ou o campo magnético gira.

Quando a corrente flui pela bobina da armadura, uma força eletromagnética é induzida, e a bobina começa a girar.

Quando a bobina chega ao campo magnético oposto, os anéis comutadores tocam a fonte de alimentação de polaridade oposta. Isso significa que a tração eletromagnética muda de sentido, e a bobina continua girando no mesmo sentido.

O que significa eficiência do motor DC?

A eficiência do motor de corrente contínua (DC) é a relação entre a potência de entrada e a potência de saída, medida em Watt. E a potência de entrada é proporcional à carga que deve ser deslocada. Muitas das peças do motor têm impacto negativo na eficiência do motor, resultando em geração de calor. Isso também se aplica a temperaturas ambientes muito altas ou baixas que geralmente fazem parte dos ambientes de trabalho dos atuadores industriais.

O que você pode fazer para conseguir o melhor desempenho do atuador?

Para conseguir o melhor desempenho do atuador, deve-se ter uma fonte de alimentação estável, cabos apropriados e a tensão de entrada correta:

Fonte de alimentação estável: deve corresponder à tensão nominal do motor.

Cabos: quanto mais curtos e mais grossos forem os cabos, menor será a resistência para a corrente de entrada chegar ao motor DC.

Tensão de entrada: Se você optar por rodar um motor DC com sobretensão ou subtensão, o motor pode ficar sobrecarregado.

Você sabia?

O motor de corrente contínua (DC) é uma máquina de rotação capaz de converter energia elétrica em mecânica. Essa funcionalidade é baseada no princípio da indução: uma força eletromagnética criada pela corrente de entrada, que por sua vez cria um movimento de rotação.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.

Fale Conosco

Notícias da LINAK

Fique por dentro da tecnologia de atuadores lineares

Inscrição