Entre em contato conosco aqui

 

Como o mecanismo da embreagem funciona em um atuador elétrico industrial


Os componentes básicos de um atuador elétrico são: motor, engrenagem e fuso. No entanto, às vezes um mecanismo de embreagem é adicionado ao design do atuador. Neste vídeo, nosso especialista, Hunter Stephenson, explica o objetivo da embreagem em um atuador linear industrial e como a embreagem funciona no atuador LA36 da LINAK®.

Qual é a função da embreagem no atuador linear elétrico?

A embreagem tem duas finalidades:

  1. Ela protege o maquinário industrial e o atuador.
  2. O atuador pode ser usado sem eletrônica de controle.

A embreagem torna os atuadores lineares elétricos industriais da LINAK® versáteis e fáceis de implementar em diferentes máquinas. No atuador, a embreagem é capaz de aguentar uma força de empurrar/puxar de cerca de 1,5 a 2,0 vezes sua carga nominal em velocidade nominal antes de a embreagem desengatar.

A embreagem desengata o movimento rotacional do motor para o fuso e a engrenagem. É importante ressaltar que não se trata de um recurso de segurança para quando uma carga pesada for aplicada enquanto o atuador estiver desligado. O mecanismo de desengate da embreagem só é aplicado quando o motor está girando (ligado).

Como funciona a embreagem?

A embreagem desengata quando o torque ultrapassa um limite predefinido. Isso acontece se o torque do motor ficar muito alto durante a operação do atuador; a placa da mola não consegue suportar a carga e os rolamentos de esferas são empurrados para fora dos respectivos entalhes.

A embreagem desengata quando as placas giram sem criar movimento. significa que a embreagem está desengatada.

Quando o torque diminui, os rolamentos de esferas voltam para o lugar, e o torque é transferido para um movimento linear novamente.

Assim o atuador e a aplicação ficam protegidos em caso de sobrecarga.

Os atuadores com controlador integrado têm embreagem embutida?

Não. Para atuadores com controladores integrados a embreagem é um componente desnecessário. Em vez de usar a embreagem, os atuadores com Controlador Integrado IC™ usam um limite de corrente para garantir que o atuador pare automaticamente caso encontre algum obstáculo ou resistência na aplicação. Os limites de corrente foram projetados para ajudar a proteger tanto a aplicação quanto o atuador.

Você sabia?

A embreagem tem duas finalidades no atuador. Uma é proteger o maquinário industrial e o atuador. A outra é garantir que o atuador possa ser usado sem eletrônica de controle.

O atuador linear com mecanismo de embreagem oferece grande versatilidade, facilitando a implementação do atuador em diferentes máquinas.

A embreagem protege o atuador e a aplicação em caso de sobrecarga, desengatando o movimento rotacional do motor para a engrenagem e o fuso quando o torque excede um limite pré-estabelecido. Este recurso de segurança refere-se ao movimento rotacional do motor e, portanto, só funciona quando o atuador estiver funcionando. Se você quiser saber mais sobre a função da embreagem, confira o vídeo acima.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.

Fale Conosco

Notícias da LINAK

Fique por dentro da tecnologia de atuadores lineares

Inscrição