Entre em contato conosco aqui
Tecnologia e Tendências

LA40 QR com Damper – Liberação rápida com conforto

Para ajudar a melhorar a ergonomia para profissionais da saúde e ajudar a aumentar o conforto para pacientes acamados, a LINAK® desenvolveu uma função de amortecedor interno para o atuador linear LA40 QR.

Esse atuador em geral é usado para ajustar os encostos em diversos tipos de leitos hospitalares, onda a função de Liberação rápida pode ser essencial em situações de emergência. O amortecedor ajuda a equipe a suavizar o abaixamento de emergência do apoio para as costas, ao mesmo tempo assegurando uma experiência rápida porém confortável de abaixamento para o paciente.

O que levar em conta quando for testar o LA40 QR com Damper em aparelhagens da área de saúde

  • Recomendamos um período mínimo de esfriamento de 30 minutos entre as ativações
  • O tipo e o tamanho dos pesos de testes afetam o desempenho do atuador
  • A posição dos pesos do apoio para as costas afeta o desempenho do atuador
  • O uso de pesos em vez de uma pessoa de verdade produz diferentes resultados de teste, já que o amortecedor foi projetado para uso na vida real

Perguntas frequentes

Qual é o ciclo de trabalho recomendado do LA40 QR com Damper para que o desempenho seja sempre o mesmo toda vez que ele for ativado?

O tempo mínimo de esfriamento recomendado é de 30 minutos (recomendam-se 60 minutos) entre cada ativação para que os resultados do teste sejam confiáveis. Se esse tempo não for observado, a função de amortecedor ficará reduzida, porque aumentará o calor dentro do amortecedor. Isso fará com que a velocidade de abaixamento angular do apoio para as costas seja mais rápida, já que existe menos resistência no sistema atuador como um todo.

Qual é o efeito de usar o LA40 QR com Damper com intermitência/frequência muito altas?

Isso fará com que a velocidade angular seja mais rápida, já que existe menos resistência no sistema atuador como um todo. Isso também fará com que o líquido dentro do amortecedor fique quente demais e eventualmente se solidifique, e o amortecedor se quebre.

Podem ser usados pesos mortos para testar o desempenho do LA40 QR com Damper?

Observe que a posição e o uso de pesos mortos têm um impacto importante no desempenho do LA40 QR com Damper.
Os resultados mais realistas podem ser obtidos com o uso de uma pessoa de verdade durante o teste.

O peso morto pode ser usado para testar o LA40 QR com Damper na aparelhagem, se a distribuição de peso sobre a estrutura estiver o mais próximo possível da distribuição de peso de uma pessoa.
Evite o posicionamento não realista de pesos mortos. Por exemplo: não coloque todos os pesos mortos na parte superior ou média da estrutura das costas. Se você fizer isso, a retração ocorrerá muito mais rápido.

Esteja ciente de que o peso morto sempre terá uma velocidade de abaixamento mais rápida comparado com o peso de uma pessoa, porque a distribuição de peso é diferente na cinemática da estrutura da cama.

A resistência do amortecedor aumenta com mais carga?

Não, a resistência do amortecedor sempre aplica um momento constante de resistência. Isso significa que, com uma carga maior sobre a estrutura, será obtida uma velocidade mais alta de abaixamento.

O LA40 QR com Damper deve ser testado em uma escada telescópica ou em um sistema pneumático?

O LA40 QR com Damper não deve ser testado em uma escada telescópica nem em um sistema pneumático. O teste assim pode levar a comportamentos/resultados inexatos do teste.

Esteja ciente de que é preciso ter um recurso externo à aparelhagem para interromper o movimento rápido; o batente mecânico dentro do atuador não foi projetado para interromper o movimento de liberação rápida.

Por que o apoio para as costas da aplicação abaixa rápido demais?

Se não for respeitado o tempo de resfriamento entre as ativações, a velocidade de abaixamento será mais rápida cada vez que o amortecedor for ativado. Se o atuador for submetido a uma carga maior do que a especificada, o resultado será uma velocidade maior de abaixamento.

Por que o apoio para as costas da aparelhagem abaixa devagar demais?

Isso pode ocorrer por conta de pouca carga no atuador, mas não especificamente uma carga baixa na aparelhagem, por exemplo, um ângulo alto da estrutura posterior da cama. Em casos assim, o amortecedor pode não engatar, ou engata com uma certa intermitência.

Qual é o peso mínimo necessário no apoio para as costas para ativar o amortecedor?

Devido à diferente cinemática mecânica de cada aparelhagem e do afastamento do eixo, não é possível indicar um peso mínimo para ser colocado na estrutura que vai ativar o amortecedor. Em vez disso, a força do atuador pode ser indicativa, e uma força entre 750 - 1.300 N é necessária para ativar o amortecedor.

O que ativa a função de amortecedor?

O amortecedor engata com uma mistura de aceleração e a uma alta velocidade de rotação do eixo.

O amortecedor rotativo se desloca ao longo do eixo conforme o atuador se estende e se retrai? Essa distância de deslocamento dele é limitada mecanicamente de alguma forma? Ele gira constantemente durante a movimentação do atuador?

O amortecedor está conectado e gira na mesma velocidade do eixo o tempo todo.

Quando o movimento de curso atinge uma velocidade alta o suficiente, ele engata o recurso de amortecimento.

O recurso de amortecimento não fica limitado a nenhuma posição do curso, ele pode ser ativado em todas as posições do curso.

Que tipo de amortecedor é usado no LA40 QR com Damper? Outro tipo de amortecedor poderia ser usado?

Só existe um tipo de amortecedor, que é aquele preenchido com óleo de silicone.

É possível regular o ponto de acoplamento em uma posição específica do curso?

Não, não é possível fazer isso. O ponto de acoplamento está relacionado à velocidade de abaixamento e não ao comprimento do curso.

O que acontece se quebrar o mecanismo de acoplamento do amortecedor?

Se ele quebrar, o atuador remanescente funcionará normalmente, portanto não haverá nenhum perigo extra na segurança. No entanto, pode haver ruídos inesperados durante a movimentação, dependendo de como ocorreu a falha do mecanismo.

A função de amortecimento tem algum impacto na utilização durante a vida útil?

Não, o recurso de amortecimento apresenta o tempo de vida útil padrão do QR.

Por que ouvimos um som de clique quando o amortecedor engata?

Esse som é padrão na hora de engatar o amortecedor. O amortecedor foi projetado seguindo o princípio da embreagem, no qual a carga de resistência do amortecedor é transferida entre duas peças de metal, resultando em um clique sempre que o amortecedor é ativado.

O LA40 QR com Damper faz mais ruído do que o LA40 QR?

O recurso de amortecimento não faz nenhum ruído a mais comparado com a versão LA40 QR.

Quando o recurso de amortecimento se engata, um ruído baixo de encaixe pode ser ouvido. Quando a carga é baixa demais, o recurso de amortecimento se desengata e se engata novamente quando a velocidade fica alta o suficiente.

Um som de clique será ouvido sempre que o amortecedor se engatar.

Existe algum modelo em 3D que mostre melhor como o atuador funciona?

Existe, para uso interno. Entre em contato com o Engenheiro de Aplicação de Vendas responsável pelo apoio à sua subsidiária para obter mais informações.

Arquivos

Folha de dados LA40

Veja a folha de dados na revista online ou faça o download em PDF.

LA40 QR Damper - liberação rápida com conforto

Com o LA40 Quick Release com Damper, você melhora a segurança da equipe de atendimento e aumenta o conforto dos pacientes acamados.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.

Fale Conosco

Notícias da LINAK

Fique por dentro da tecnologia de atuadores lineares

Inscrição