Todos os anos aprox. 3.000 pessoas na Dinamarca morrem por causa de uma infecção que adquiriram no hospital. Este número é 18 vezes maior do que o número de pessoas que morrem no trânsito. No hospital regional da cidade dinamarquesa de Horsens, eles tentam mudar isso.
A luta contra bactérias perigosas
Bem-vindo nos longos corredores do porão do hospital onde o passeio começa. Aqui está a vida, pois alguns funcionários do hospital trabalham aqui para fazer a operação diária funcionar sem problemas. Atrás de duas das portas existentes, o túnel de lavagem do hospital se esconde, um avançado sistema de lavagem automática que limpa tudo, desde as camas às folhas do teto nas salas de cirurgia. O túnel de lavagem é apenas uma das muitas iniciativas que o Hospital Regional toma para aumentar a higiene.
Depois de 17 anos na indústria de limpeza em hospitais e matadouros, Søren Møller tornou-se Gerente de Serviços no hospital regional em Horsens, onde esteve nos últimos 21 anos. Ele tomou a decisão de comprar o túnel de lavagem em 2015.
"Tudo começou com o estabelecimento de um sistema de lavagem manual e tudo estava pronto. Quando penduramos a cama, ficou claro que a lavagem manual não poderia ser feita satisfatoriamente e começamos a pensar em máquinas”, diz Søren Møller e continua:
"Fizemos uma oferta na qual especificamos nossa exigência quanto à quantidade de água, sabão, eletricidade e tempo de lavagem com base em 15.000 lavagens por ano. Nós comparamos os vários resultados e, claro, escolhemos o que fez mais sentido. Estamos entusiasmados com as oportunidades que se abrem e muitas outras regiões e hospitais vieram ver o túnel de lavagem.”
Alta demanda na lavabilidade
Quando Søren Møller começou a investigar o mercado, ele estava apenas procurando uma máquina de lavar a cama. Mas logo ficou claro para ele que a nova máquina poderia ser útil em muitas outras áreas. Portanto, o hospital decidiu investir em outra máquina em conexão com a expansão do hospital.
"Há um foco no fato de que ajudas e materiais futuros podem entrar na máquina porque eles ficam muito mais limpos quando lavados na máquina. A máquina limpa muitas das coisas que antes estavam sujas ou eram limpas à mão. Hoje nós lavamos várias coisas diferentes no túnel de lavagem, e isso definitivamente vai evoluir quando mais uma máquina surgir ”.
A cama de hospital no túnel de lavagem no hospital regional em Horsens
As camas do Hospital Regional de Horsens são equipadas com sistemas de atuadores da LINAK, para que possam ser ajustados de acordo com a necessidade de cada paciente. Outras ajudas também são equipadas com os sistemas e, como essas ajudas são incorporadas no túnel de lavagem, mais demandas são colocadas nas soluções escolhidas pelo hospital, enfatiza Søren Møller.
"É uma necessidade absoluta que a LINAK considere que seus sistemas sejam laváveis. Não compramos as camas ou ajudas nas quais são colocadas, se não forem laváveis. Todos os itens na cama devem poder ser lavados no túnel de lavagem, caso contrário não funcionará. Anteriormente, a cama era lavada à mão, mas era difícil conseguir um resultado satisfatório. Então, do ponto de vista higiênico, é claramente uma enorme vantagem quando nosso equipamento pode ser lavado no túnel de lavagem”, diz ele, e elabora:
“É uma exigência legal que a higiene esteja em ordem. Trabalhamos de acordo com o hospital de segurança do paciente, onde, entre outras coisas, focamos muito em não transmitir infecções evitáveis aos pacientes. Portanto, também seguimos as Diretrizes de Higiene das Infecções Nacionais do Instituto de Pesquisa Dinamarquês do Ministério da Saúde da Dinamarca (Statens Serum Institut). Por exemplo, nós revisamos 250 quartos quatro vezes ao ano, conforme o INSTA800, que é um padrão Nórdico de medidas de qualidade de limpeza. Assim, garantimos que a limpeza esteja em ordem.”
Maior foco na melhoria da higiene
Porém Søren Møller não vê apenas grandes armadilhas em relação à higiene ao lavar as camas e outras ajudas. No hospital em Horsens, a limpeza é cuidadosamente delegada em áreas de responsabilidade entre a equipe de atendimento e a equipe de assistência. Isso exige que ambas as partes estejam constantemente conscientes de quem é responsável pelo que. Isso ajuda a garantir que tudo seja resolvido satisfatoriamente e que o pessoal da equipe de atendimento seja gerenciado de maneira sensata.
A principal diferença, Søren Møller tem visto nos últimos 10 anos, é o maior foco na melhoria da higiene nos hospitais. "Hoje, um pensamento é sempre parte de todas as minhas decisões quando efetuo uma compra, e é se as coisas podem ser limpas. Devemos ser capazes de limpar todos os cantos e ganchos de forma eficiente. Caso contrário, eles não são adequados para uso em hospitais ”, esclarece Søren Møller.
Søren Møller - Gerente de Serviços
Lavabilidade no LINAK
Como desenvolvedor e fabricante de sistemas de atuadores elétricos de classe mundial para aplicações hospitalares, a LINAK se sente obrigada a participar da luta para ajudar os hospitais a melhorar a higiene.
Naturalmente, as soluções de atuadores da LINAK atendem a todas as normas e padrões internacionais de lavabilidade. No entanto, alguns dos nossos produtos atendem a um padrão ainda mais alto porque testamos significativamente mais do que a norma de 2017 prescreve.
Chamamos esse requisito rigoroso de IPX6 Lavável DURA™ da LINAK.