Atualmente os alto-falantes inteligentes com controle por voz estão em todos os lugares. Dispositivos como Google Nest e Amazon Echo já podem ser encontrados em milhões de lares em todo o mundo. Em janeiro de 2019, a Amazon alegou ter vendido 100 milhões de unidades somente nos EUA*, e em 2020 a Google estima ter 500 milhões de usuários mensais do Google Assistant em todo o mundo**.
Você já falou com sua casa hoje?
O controle por voz é um recurso comum em smartphones há alguns anos. Mas com os novos aparelhos, as rotinas da casa que normalmente são feitas manualmente, serão feitas por comando de voz. Então, ao invés de pegar seu controle remoto ou procurar suas chaves, comandos como “Alexa, tire o som da TV” ou “Ok Google, tranque a porta da frente” facilitarão a vida de todos.

Mas o próximo capítulo dessa revolução já começou. Opções mais convenientes estão se tornando disponíveis, como o controle da sua cama articulada regulável e todos os seus recursos. Imagine uma rotina na hora de dormir em que o sistema diminui a luz automaticamente, tranca a porta da frente e muda a posição da cama suavemente quando você diz: “Alexa, boa noite!”.
Tudo isso sem mover um dedo!
Os móveis articulados ficaram ainda melhores
Como desenvolvedora e fabricante de sistemas inovadores para móveis articulados, a LINAK® está aderindo à tendência crescente das Casas Inteligentes. Com um pacote completo - uma caixa Wi-Fi LINAK, uma configuração baseada em nuvem, um aplicativo customizado e um conjunto de habilidades/ações para Casas Inteligentes -, as marcas e fabricantes de camas podem oferecer móveis que se conectam com a Alexa ou com a Assistente Google.
“Facilitamos ao máximo conectar camas articuladas reguláveis ao sistema da Casa Inteligente”, diz Helle Taanquist, Gerente de Produtos Digitais da LINAK®. “A caixa Wi-Fi é fácil de ligar em seu atuador LINAK, e através de um aplicativo customizado você conecta a cama regulável e habilita os comandos de voz para seu sistema”.
Camas ajustáveis à prova de futuro para Casas Inteligentes
Fazer uma solução de fácil utilização e a melhor maneira das marcas oferecerem produtos inovadores foi uma escolha consciente de Taanquist e seu time desde o começo.
“Esta nova tecnologia não é diferente das outras. Quanto mais fácil for instalar, integrar e aprender a usar, mais rápido as pessoas adotam, implementam e utilizam”, diz Taanquist.
Parte do esforço extra ao desenvolver soluções com controle de voz da LINAK também envolve manter os dados do usuário em segurança.
"Primeiro, os dados do usuário são mantidos em uma nuvem criptografada. Segundo, a quantidade de dados que esse sistema coleta é mínima, e terceiro, permitimos que o usuário exclua tudo, sempre que desejar”.
A implementação da solução por controle de voz da LINAK® - incluí caixa Wi-Fi, configuração na nuvem, aplicativo e habilidades/ações para Casas Inteligentes - já começou e estará disponível ainda em 2020.
O que são “habilidades” e “ações”
Tanto a Amazon Alexa quanto o Google Assistente possuem diversos recursos. Eles são equivalentes aos aplicativos do seu smartphone. A Amazon chama esses recursos de “Habilidades” e a Google chama de “Ações”.
Ambos os sistemas possuem um conjunto de habilidades/ações padrão. Ambos também permitem que terceiros desenvolvam e adicionem habilidades/ações especiais. Por exemplo, a LINAK faz habilidades/ações adicionais para unidades de controle por voz conectadas à camas reguláveis com atuadores LINAK.
A solução de comando de voz da LINAK funciona bem tanto com o Google Assistente quanto com a Amazon Alexa.
O que é uma Casa Inteligente?
O termo foi criado pela IBM no final dos anos 90 e quer dizer que falamos de um local com tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório. Os termos 'Automação Residencial' e 'Domótica' também são utilizados.
Na fala cotidiana, refere-se a residências modernas que possuem eletrodomésticos, iluminação e/ou dispositivos eletrônicos que podem ser controlados remotamente pelo proprietário, geralmente por meio de um aplicativo e ou unidades de controle por voz.

Os dispositivos normalmente habilitados para Smart Home incluem: TVs, sistemas de entretenimento de áudio e vídeo, geladeiras, máquinas de lavar, secadoras, torradeiras, aquecedores e ar condicionados e dispositivos de iluminação. Alguns até incluem sistemas de câmera e de segurança.
Referências
*) fonte: VoiceBot.ai ‘Smart Speaker Consumer Adoption Report 2019’
**) fonte: businessinsider.com, 7 de janeiro de 2020, o Google acaba de revelar que meio bilhão de pessoas ao redor do mundo estão usando o Google Assistente