Nos últimos anos a população das maiores cidades do mundo tem aumentado, e isso está pressionando a situação da habitação, já que a demanda excede em muito a oferta. Isto também significa que muitas pessoas têm que dividir o mesmo espaço. Isto criou as tendências chamadas de “Micro Apartments”, “Compact Living” e “Small Space Homes”.
A tendência de casas pequenas foi em parte originada pela geração Y (pessoas nascidas entre 1980 e 2000), que está disposta a sacrificar o número de metros quadrados pela localização ideal e custos menores. Esta abordagem está se mostrando bastante popular em cidades como Nova York, Hong Kong, Xangai, Tóquio, Londres e Berlim.
O conceito de microapartamentos explicado
Um microapartamento é caracterizado por ter apenas um cômodo, onde a sala de estar, o quarto e a sala de jantar se unem a uma copa-cozinha e um banheiro. Eles normalmente não são maiores que 14-32 m². Isto significa que a mobília destes apartamentos precisa ser bastante flexível e ter diversas funções. Por isso, é comum ver estes apartamentos equipados com mesas reguláveis e camas retrateis , bem como dispositivos ocultos.
A LINAK fabrica atuadores pequenos que permitem a regulagem de diversas coisas, inclusive móveis. Mobiliários com atuadores com mecanismos integrados podem ser transformados e utilizados para diversos propósitos. Utilizar um atuador elétrico ao invés de um sistema manual garante movimentação suave, mas fácil de controlar e mais ergonômico de utilizar.
Designers para desenvolver a tendência
Diversos designers já começaram a integrar os atuadores LINAK em seus móveis criados para microapartamentos. Um exemplo é a cama retrátil da Asante Architects, onde a cama desaparece completamente dentro de um armário com o apertar de um botão. Outro exemplo é a mesa de jantar da YO! Home, que fica escondida no chão.
Separamos três exemplos de microapartamentos, mostrando como o conceito funciona. Eles contêm diversas soluções inteligentes, onde armazenagem e móveis multifuncionais são integrados ao design para fornecer espaço para todas as tarefas diárias. Mas, tente imaginar quantas mais funções inteligentes poderiam ser acrescentadas a uma casa se atuadores elétricos fossem incluídos na fase de projeto.
LifeEdited2 - 32m², Nova York
Um apartamento pequeno e minimalista, com uma mesa de jantar para dez pessoas e cama para quatro.Saiba mais
Sim-plex – 30 m², Hong Kong
Um apartamento com espaço para as belas-artes, piano e quatro hóspedes.Saiba mais
Studiomama - 13 m², Londres
Uma casa com micro terraço, uma cama escondida e outras soluções inteligentes.Saiba mais