Os últimos dois anos mostraram ao mundo que as pessoas podem trabalhar em casa de maneira eficaz. De fato, um estudo americano realizado pelo Centro Ergo Texas A&M com mais de 40.000 trabalhadores de escritório que começaram a trabalhar de casa mostrou que eles ficaram tão produtivos quanto eram no escritório após cerca de quatro a seis semanas de transição.
Uma pesquisa recente da Microsoft mostrou que 73% dos funcionários desejam opções de trabalho remoto flexíveis no futuro. Essa tendência significa que as empresas não precisam de tanto espaço de escritório quanto anteriormente. Mas como será o ambiente de trabalho híbrido? Muitas empresas, incluindo a Amazon, começaram a seguir um caminho semelhante de implementar alguns dias úteis para os funcionários trabalharem de casa. Portanto, podemos esperar que a ocupação espacial do escritório, para qualquer dia da semana, seja em torno de 60% em breve.
É melhor você se tornar flexível
Flexibilidade é a chave do sucesso para o local de trabalho híbrido. A aceleração recente de novas tecnologias e plataformas tornou o Microsoft Teams e o Zoom ferramentas domésticas para acompanhar o trabalho. O foco agora está em como podemos aproveitar ainda mais a tecnologia para garantir que as pessoas que trabalham de casa tenham a mesma experiência que alguém que trabalha do escritório.
Mas precisamos estar cientes de como nos mantemos conectados uns com os outros quando a comunicação está se movendo da vida real para o online. Uma risada rápida ao ir tomar um café ou ver a reação de um colega a uma ótima notícia não acontece mais.

Isso afeta tudo, desde o desempenho da equipe e a felicidade individual, até a forma como as empresas devem contratar e desenvolver seus funcionários.
Muitos preveem que o escritório mudará para mais do que apenas um local de trabalho. Basicamente, ele se tornará um hub para conexões. Reservas de mesa e escritórios temporários serão uma prática mais comum, e os layouts de espaço serão mais centrados em como as pessoas se reúnem para trabalhar e no companheirismo. Pode ser mais comum que as empresas sigam os passos de grandes empresas como Google, que está reduzindo ou renovando seus espaços para agregar valor à empresa, equipes e indivíduos.
Ficando mais ecológico de diversas formas
Sustentabilidade tem sido a palavra-chave nos últimos 15 anos, mas muitos hesitam em fazer mudanças em suas instalações e processos devido aos custos. Agora que as áreas de trabalho tradicionais precisam ser atualizadas para corresponder às formas híbridas de trabalho, iniciativas sustentáveis também podem ser consideradas.
Uma pesquisa recente do NEXT mostrou que atualmente os funcionários não se contentam com os escritórios que costumavam ter. Eles querem espaços com luz natural e fontes de energia renováveis, e sem materiais de uso único. Eles querem o escritório sustentável do futuro e estão dispostos a escolher empresas e empregos que ofereçam benefícios em torno dele. É algo que afeta não só o meio ambiente, mas também o bem-estar mental e físico.
Muito provavelmente, isso significará que não veremos apenas uma mudança no material para produtos de escritório tornando-se mais ecológicos, mas os funcionários também desejarão que elementos verdes e luz do dia.

De acordo com a pesquisa publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine, os funcionários que trabalham em uma sala com luz natural aumentam a produtividade e a saúde mental. Além disso, os funcionários expostos à luz natural nos escritórios dormem melhor porque a luz melhora os ritmos circadianos.
Hora de ficar confortável
A tendência de combinar os ambientes residenciais e comerciais é tema há bastante tempo, e hoje em dia é necessário considerá-lo ao planejar ou construir um novo espaço, ou redesenhar espaços existentes.
Os designers agora estão se concentrando em trazer mais conforto e flexibilidade para a área de trabalho e criar uma versatilidade que está longe do estilo cúbico do passado. Pensar em quais cores poderm ser adicionadas também é importante, por exemplo, ao incorporar cores que inspiram ou tem um efeito calmante. Os designers também podem usá-las como uma ferramenta para criar zonas°de colaboração ou para identificar o que deve ser feito nessa área.

Tornar os funcionários o mais confortável possível em seu ambiente de trabalho, além de ajudá-los a melhorar sua produtividade, será um dos principais objetivos dos designers nos próximos anos.