A energia elétrica não é a força motriz mais comum nas máquinas tradicionais para o trabalho agrícola. Mais isso está para mudar. Vários projetos científicos - principalmente na Europa - estão explorando os benefícios de reduzir o tamanho das máquinas, estender o nível de automação e, não menos importante, utilizar a eletricidade!
Um grupo de alunos do Instituto de Engenharia Agrícola da Universidade Hohenheim, na Alemanha, decidiu fazer tudo. Eles criaram um robô capinador pequeno porém potente, Phoenix, que pode cortar ervas daninhas com precisão e arar cuidadosamente o solo entre fileiras de plantas delicadas.
Os atuadores LINAK® ajudam na regulagem da enxada
Diferente de outros projetos relacionados a robôs para agricultura, Phoenix não é totalmente autônomo. O processo de capina é automático. No entanto, o robô ainda precisa de um operador para percorrer o campo. Isso é feito remotamente com um controle manual sensível, permitindo que o operador fique em pé ou sentado em outro lugar.

A LINAK entrevistou David Reiser, um dos engenheiros envolvidos no desenvolvimento de Phoenix.
Reiser explica como Phoenix atende a alguns dos desafios que a agricultura moderna enfrenta, alguns dos recursos e funções dele e, não menos importante, por que a equipe escolheu os atuadores LINAK com Controlador Integrado (IC) para o projeto.
Se você quer saber mais sobre como a LINAK pode ajudar a automação agrícola, ou mais especificamente sobre Phoenix, entre em contato com seu distribuidor LINAK ou leia a entrevista completa com David Reiser: A novidade – robô Phoenix com tecnologia LINAK.