Só no Reino Unido, cerca de 80,000 trabalhadores da construção civil sofrem de doenças que podem ter sido causadas pelo trabalho. De acordo com o Órgão Britânico Executivo para a Saúde e a Segurança (HSE), 65% destas doenças são os chamados distúrbios musculoesqueléticos - ou MSDs.
Um total de 6,6 milhões de dias de trabalho são perdidos devido aos distúrbios musculoesqueléticos (MSDs) no Reino Unido todos os anos, e mais de um terço deles são nas costas (40%). Obviamente, isto fica caro. Uma estimativa do Instituto Britânico de Engenheiros Civis afirma que os distúrbios musculoesqueléticos (MSDs) na construção britânica custam aos empregadores £646 milhões por ano. Mas, melhorar a ergonomia pode baixar este número.
Melhore a postura de trabalho para minimizar os distúrbios musculoesqueléticos (MSDs)
Posturas de trabalho ruins são uma das culpadas quando se trata de distúrbios musculoesqueléticos (MSDs) - também na construção. Por exemplo, horas de trabalho sedentário dentro de uma cabine de um veículo de construção é a receita para um distúrbio musculoesquelético (MSDs). No entanto, várias iniciativas facilmente implementadas podem ajudar a aliviar o fardo dos motoristas e aumentar seu conforto. Ao permitir que ele regule o painel de controle para poder variar sua posição de trabalho (sentado ou em pé), sua situação muda muito.

Este tem sido, por exemplo, o caso da Sandvik, uma especialista em tecnologia de mineração baseada na Suécia, que implementou várias opções de ajuste em algumas de suas grandes máquinas de construção.
“A melhoria da ergonomia é uma prova de que a Sandvik quer avançar e oferecer o melhor ambiente para operadores no mundo", diz Mika Väisänen, engenheiro de projeto do Departamento de Desenvolvimento de Produtos da Sandvik Tecnologia em Mineração e Rochas.
Leia a história completa da Sandvik.
Diversas regulagens para melhorar a ergonomia
É tudo sobre adaptar o trabalho ao funcionário. Trabalhadores e motoristas de construção são diferentes em altura e largura como todos nós, e sua estação de trabalho precisa ser flexível para se adaptar a quem está trabalhando nela.
A LINAK já oferece atuadores elétricos para regular painéis de controle, pedais de aceleradores, freios e embreagens, bem como assentos - tudo para permitir configurações personalizadas para o motorista evitar distúrbios musculoesqueléticos (MSDs) e ajudar os empresários a minimizarem a perda de dias de trabalho. Nossos atuadores são de fácil instalação – até onde o espaço é limitado. Nossos produtos são compactos e possuem poucos cabos.

Ergonomia importa - inclusive na construção!
Para saber mais sobre o que a LINAK pode fazer por veículos de construção, visite nossa seção de Construção. Você também pode entrar em contato com seu distribuidor LINAK para obter mais informações.