O designer industrial holandês Tino G. du Long quer manter tudo em movimento - literalmente falando. Mais especificamente, ele quer movimentação na cozinha.
Baixar os armários até o alcance das pessoas e levantar tampos de mesa quando necessário. Estas não são engenhocas – podem ser muito úteis para pessoas com necessidades especiais, por exemplo.
Este tipo de funcionalidade permite a estas pessoas utilizarem a cozinha por completo. Outras pessoas também podem achar este tipo de regulagem na cozinha muito útil. O motivo é simples: Conseguir o ajuste perfeito para se trabalhar com postura correta na superfície de trabalho da cozinha.
Tino G. du Long pretende revolucionar o mercado de cozinha holandês com a cozinha regulável que funciona ao toque de um botão. A tecnologia da LINAK faz com que isso seja possível.
Tino inicialmente planejava fazer cozinhas reguláveis apenas para pessoas com necessidades especiais. Mais tarde ele concluiu que este tipo de tecnologia é implementável em qualquer cozinha.
Prevendo um futuro com cozinhas mais flexíveis
Du Long também encontrou alguém disposto a ouvir suas ideias - Marcel Blaauwbroek, da Tulp Cozinhas. A empresa holandesa Tulp Cozinhas faz mais de 4,000 cozinhas todos os anos.
A Tulp pretende trabalhar com uma empresa parceira para comercializar suas cozinhas reguláveis.
“Com uma abordagem de mercado correta e um preço justo, eu posso prever que em dez anos teremos entre 15 e 20 por cento de todas as cozinhas equipadas com recursos de regulagem de altura”, explica Marcel, e continua: “Estou convencido que quem visitar nosso showroom ficará impressionado com a tecnologia”.
A Tulp Cozinhas já criou seus primeiros protótipos.
A LINAK faz tudo se mover
O design de Tino G du Long é tão simples quanto é cuidadosamente pensado. Uma estrutura é levantada e abaixada pelos atuadores elétricos da LINAK. A estrutura inteira foi feita pensando na flexibilidade, e pode ser regulada tanto em altura quanto em largura. Módulos de canto são tão ajustáveis quanto os módulos e ilhas de cozinhas comuns.
“A LINAK é a parceira ideal para mim. Minha pesquisa de mercado me convenceu disso”, conta du Long. Ele procurava por um sistema de atuadores que não fosse somente resistente, mas também confiável e - o mais importante - que fosse capaz de funcionar em paralelo.
"A LINAK não produz somente colunas de elevação elétricas e atuadores lineares, mas também fornece toda a tecnologia relacionada para esses dispositivos. Portanto, as unidades de controle, os elementos operacionais e os dispositivos de elevação são provenientes da mesma fonte. Um sistema tão completo inspira confiança”, diz Gert-Jan van Veen, Gerente de Contas da LINAK Benelux. Ele sente que este tipo de sistema permite que a LINAK corresponda muito bem a necessidades como a operação em paralelo absoluto.
Tino du Long integra em seu design os atuadores lineares LA31 da LINAK. Este atuador silencioso e potente foi criado originalmente para levantar e abaixar estações de trabalho industriais, e agora estações de trabalho de cozinhas. Ele suporta uma força de até 3500 N.
O LA31 tem vida útil longa devido ao seu pistão interno de aço inoxidável, resistente ao desgaste e corrosão. Sua emissão de ruído não ultrapassa 48 dB (A). Ele também é equipado com um interruptor de segurança para impedir que objetos e/ou partes do corpo fiquem presas no mecanismo.
Um cabo de cobre revestido de borracha é colocado ao redor do extremo inferior do produto. Qualquer pressão exercida neste local faz com que o circuito elétrico se feche. Os motores então recebem o comando para se moverem na direção inversa por uma curta distância. Isto garante altos níveis de segurança.
Maiores informações
O governo holandês tem visto o potencial e a relevância social das ideias de Tino e grandes fabricantes de cozinhas querem se juntar a ele nesta jornada de desenvolvimento.